Entendendo os Rótulos dos seus Cosméticos

Ler rótulos não é algo que costumamos fazer, e as vezes por conta dessa “falta de leitura” acabamos cometendo equívocos, comprando produtos que não são adequados a nossa pele, o que pode causar mais espinhas na nossa pele.

Acontece também de comprarmos produtos achando que teve todo um estudo por trás daquilo e não é bem assim… Então vou explicar um pouco como funciona esses rótulos.

  • Clinicamente testado ou Cientificamente Comprovado

Clinicamente, significa que algum tipo teste foi feito em animais ou humano.

Cientificamente, refere-se a testes  feito em laboratório. Em geral, cabe aos fabricantes dos produtos realizarem ambos os testes (clinicamente e cientificamente), o que acaba gerando um conflito de interesse ai.

  • Dermatologicamente Testado ou Aprovado

Significa que algum dermatologista em qualquer lugar do planeta, testou o produto de alguma forma. Não significa que houve um estudo clinico do produto ou que uma banca de dermatologistas aprovaram o produto. Em outras palavras: Não significa nada.

  • Hipoalergênico

São produtos livres de de substancias que são conhecidas como possíveis causadores de reações alérgicas e irritações. Porém não há 100% de garantia que esse produto não vá causar uma irritação, apenas a probabilidade é menor. Indicado para pele sensível.

  • Não Comedogênico

São livres de substancias conhecidas por obstruir os poros. Ou seja, não contém óleo mineral, lanolina, parafina e ácidos graxos. indicado para pele oleosa e com espinha.

  • Natural

Não há produto com 100% de ingredientes naturais, sempre terá uma pequena concentração de substancias sintéticas. No Brasil, esse termo é vetado pela Anvisa, No mercado americano e europeu não há nenhuma norma regulamentada. Mas fique atenta menina, cosméticos naturais podem causar reações adversas, como alergia (quem não conhece os efeitos de machas com limão?!).

  • OIL FREE (Sem Óleo)

Não possuem na composição óleo de coco, palma, de oliva ou de plantas, lanolina ou óleo mineral. Cosméticos oil free são recomendados para pele oleosa e com espinhas. Até mesmo pessoas com pele normal podem usar maquiagens sem óleo para conseguir uma pele mais sequinha.

  • PH Balanceado 

A principal característica é a semelhança do ph natural da pele, o que o torna menos propenso a causar irritações e alergias. Por exemplo: Cremes para limpar a pele que contenha detergentes ácidos ou alcalinos tendem a modificar temporariamente o ph da pele, deixando a pele mais vulnerável.

  • Sem Conservantes 

O prazo de validade desse produto será menor que o de um cosmético com conservante. Por isso fique de olho no prazo de validade do produto antes de comprar, para não ter um prazo muito curto e acabar perdendo o produto.

O prazo de validade é a garantia do fabricante que aquele produto vai manter suas propriedades intactas e  cumprirá o prometido

  • Sem perfume

Significa que o produto não tem substancias químicas para criar uma fragrância. MAAAAAS, as vezes para mascarar o cheiro da mistura química, são usados princípios ativos como, óleos essenciais ou extratos de plantas.

  • Sem sabão (Soap Free)

É um produto que a formulação não contém detergentes altamente alcalinos, não ressecando tanto a pele. Uma boa indicação para quem tem a pele sensível ou está fazendo um tratamento cosmético.

E vocês, tem alguma duvida ou dica?? Deixe aqui nos comentários.

Beijos :*

[contact-form][contact-field label=’Nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Email’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Site’ type=’url’/][contact-field label=’Comentário’ type=’textarea’ required=’1’/][/contact-form]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *